IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS: HISTÓRIA E CULTURA

Engana-se quem pensa que Arraial do Cabo é um paraíso apenas por suas lindas praias. A cidade cabista é histórica. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em homenagem à santa padroeira do município, é um valioso patrimônio nacional.

A primeira missa em ambiente fechado no Brasil foi realizada na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Arraial. Erguida em 1506 pelos portugueses, que chegaram em 1503 em terras cabistas, o templo católico foi uma das primeiras edificações do Brasil. A arquitetura preservada remete a um período de extrema importância cultural e histórica. Quem visita a igreja, no altar, pode ver a imagem original de Nossa Senhora dos Remédios, em terra-cota, vinda de Portugal.

Localizada na Praia dos Anjos, junto ao marco histórico da chegada de Américo Vespúcio, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios possui simplicidade e beleza que encantam visitantes e moradores. O ambiente envolto ao marco, à igreja e ao poço é composto por alguns casarios do final do século XIX e ínicio do século XX. O Largo Histórico foi o primeiro núcleo habitacional de Arraial do Cabo.

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios tem uma localização central, próxima à Praia dos Anjos e ao Porto do Forno.  O templo histórico fica na Rua Dom Pedro II e está aberto diariamente a visitação. As missas acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras, às 19h. Aos domingos, às 8h. Vale a pena colocar este marco da história do Brasil no seu cronograma de viagem. Perto do dia 18 de outubro, dia em homenagem à Nossa Senhora dos Remédios, a cidade costuma de ter programação festividade.

Fonte: Prefeitura de Arraial do Cabo; TripAdvisor; Mapa de Cultura.

Leave a Reply